sábado, 11 de abril de 2009

trovador, chamado D. Gil Sanches (1230).

D. Gil Sanches era filho bastardo de D. Sancho I, por ser filho de Maria Pais Ribeiro, ou a Ribeirinha, de muito triste memória.
Dele só nos chegou um poema o qual tem uma particularidade que o faz notado: a sua antiguidade. Deve ser de cerca de 1230 e isso leva a que seja dos mais antigos que se conhecem na nossa língua.
O trovador dirige-se a alguém que vem de Montemor-o-Velho e pede-lhe notícias da sua amada. Começa assim:

Tu, que ora vens de Monte-Maior,
Tu, que ora vens de Monte-Maior,

Digas-me mandado de mia senhor,
Digas-me mandado de mia senhor,

Ca, se eu seu mandado
non vir, triste e coitado
serei; e gran pecado
fará, se me non vale.

Ca, en tal hora nado
fui que, mau pecado,
amo-a endõado,
e nunca ende ouvi al !

Sem comentários: